Tenho Interesse

Valorização de imóveis: como funciona

Imagem mostra um exemplo de valorização de imóveis

 

Se você busca por bons lugares para investir em 2020, precisará aprender como funciona a valorização de imóveis. Isso porque comprar e vender casas e apartamentos pode ser a melhor opção para o seu dinheiro neste ano.

Com a queda da Selic a níveis históricos, os juros de financiamentos ficaram baixos também, e isso tornou a compra de imóveis mais acessível. No entanto, existem outros fatores que apontam que investir nesse mercado pode ser uma ótima ideia.

Quer saber quais? Então siga a leitura abaixo!

O que é a valorização de imóveis?

A valorização de imóveis é um processo natural na vida útil de um empreendimento em que o seu valor de mercado aumenta. Em outros termos, é o que acontece quando um apartamento, casa ou espaço comercial passa a ter um valor de venda maior do que o que tinha antes.

Normalmente, a valorização de imóveis é o que torna interessante investir o seu dinheiro na compra de um apartamento, casa ou outro tipo de construção. Afinal, se o imóvel não se valorizasse de nenhuma forma, ele perderia valor com o tempo (por causa da inflação).

Por isso, é necessário que um imóvel mantenha pelo menos seu valor em relação à inflação. No entanto, uma casa ou apartamento podem se valorizar acima disso, dependendo de uma série de fatores (que veremos quais são mais pra frente neste artigo).

É possível medir a valorização de um imóvel ao comparar o seu valor de mercado em dois determinados períodos. É claro que cada proprietário pode anunciar o preço que ele quiser por sua propriedade, mas isso não significa que alguém a comprará por esse preço.

Para saber o valor de mercado, é necessário contratar um profissional para avaliar o imóvel e traçar um preço que seja justo com base em diversos elementos.

Quais são os fatores que afetam o valor de um imóvel?

Para entender como a valorização de imóveis funciona, precisamos conhecer quais são os fatores que a movimentam. Dependendo da combinação de elementos, podemos entender quando o mercado imobiliário passará por um momento aquecido ou não, além de direcionar nossos investimentos adequadamente.

Existe um grande fator que determina a valorização de um imóvel: a relação entre oferta e demanda. No entanto, existem outros 3 fatores menores que contribuem para que a oferta e a demanda aumentem ou diminuam em determinada região. São eles:

  • a taxa de juros para o financiamento de imóveis;
  • a infraestrutura ao redor do imóvel;
  • a qualidade do imóvel em si.

Vejamos um exemplo bem simples que ajuda a compreender bastante essa situação. Imagine que você tenha um imóvel que vale, hoje, R$150.000,00. No entanto, vamos dizer que uma série de obras começa a acontecer ao redor da sua casa.

Em poucos meses, uma nova escola de alta qualidade é aberta, um novo supermercado com ótimos preços, um hospital completo e várias opções de entretenimento. Além disso, a polícia começou a ter sempre pelo menos uma viatura patrulhando a região.

Com base nisso, é claro que muito mais gente adoraria viver nesse lugar, não é mesmo? Portanto, todo esse desenvolvimento ao redor aumentaria a demanda por um imóvel naquela área.

O mesmo acontece, por exemplo, quando um imóvel é comprado na planta e finalmente termina de ser construído. Você pode ter pago algo como R$200.000,00 por ele, mas quase que instantaneamente o apartamento aumentou o seu valor pois agora está completo e tem mais qualidade.

Entretanto, o contrário pode acontecer quando um fator mexe na demanda ou na oferta pelo seu imóvel. Suponha que todos os seus vizinhos colocam a casa para vender ao mesmo tempo. A oferta de imóveis na região acabou de aumentar exponencialmente e o preço cai como consequência.

Por que investir em imóveis em 2020 é uma boa ideia?

Levando tudo isso em consideração, chegamos à pergunta mais importante do artigo: por que a valorização de imóveis é chave para investir em imóveis em 2020?

A resposta é simples: porque os sinais estão indicando de que haverá uma boa valorização em breve.

Em primeiro lugar, a taxa Selic caiu e atingiu seu valor mínimo histórico. Com ela, os juros de financiamentos também diminuíram e, a cada ponto percentual a menos na taxa de juros, mais 2,8 milhões de pessoas podem comprar casas.

Só isso aumenta a demanda por algumas milhões de pessoas, o que faz o preço dos imóveis subir rapidamente.

Some isso ao fato de que a Selic em queda faz com que o rendimento do Tesouro Direto seja abaixo do rendimento de comprar para alugar e você tem o fato de que investir em imóveis em 2020 é uma ótima opção de negócio.

Se você gostou de aprender sobre a valorização de imóveis, é hora de fazer um teste dos seus conhecimentos. Conheça agora mesmo o empreendimento Parque do Sol e identifique porque ele é um imóvel que deverá se valorizar bastante no futuro!

Open chat