Tenho Interesse

Vale a pena morar em Araraquara?

Vale a pena morar em Araraquara?

O governador Geraldo Alckmin durante inauguração das obras de duplicação e modernização da Rodovia de Interligação Vereador Elias Damus (SPI-243/310). Data: 31/10/2014. Local: Araraquara/SP.
Foto: Edson Lopes Jr/A2 FOTOGRAFIA

 

Qualidade de vida, segurança, emprego e acesso à educação e saúde são as questões que geralmente levamos em consideração antes de tomar a decisão de nos mudarmos.

O município de Araraquara é conhecido como Morada do Sol ou Terra da Laranja pelos seus vastos campos de plantação. Com a tranquilidade de uma cidade do interior, mas as facilidades de uma grande cidade, Araraquara tem atraído cada vez mais moradores que buscam por qualidade de vida.

Com a nota 0,815 em uma escala que vai de 0 a 1, Araraquara é a sétima melhor cidade do estado de São Paulo para se viver, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O índice analisa informações referentes ao acesso à educação, renda e expectativa de vida.

Segurança

No tema que é uma das maiores preocupações do brasileiro, Araraquara registrou em 2019, uma queda de 13% nos crimes, em relação a 2018. Um avanço bastante significativo.

As maiores quedas estão nos crimes de roubo com redução de 52%, de furtos com diminuição de 10,5%, e furto de veículo com queda de 7%, de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Educação

Para quem tem filho, esse é um quesito muito importante na hora de escolher uma cidade para morar. E Araraquara novamente tem números expressivos.

As redes de ensino do município superaram a meta Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) prevista para as suas escolas de ensino médio em 2019. Enquanto a média de São Paulo (5º lugar no ranking entre os estados) foi de 4,3, a avaliação de Araraquara foi de 4,7.

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ideb é um índice de 0 a 1, calculado com base em dois fatores:

– índices de aprovação/reprovação dos alunos e de abandono dos estudos, medidos no Censo Escolar;

– notas em provas de português e de matemática no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Para conseguir uma boa nota no Ideb, é necessário ter baixas taxas de reprovação e de abandono de estudos, além de resultados satisfatórios no Saeb.

Em nível superior, o município ainda se destaca no estado com a presença da Universidade de Araraquara e o Instituto Federal de São Paulo.

Veja também: Conheça Araraquara: a cidade “Morada do Sol”

 

Onde morar em Araraquara?

Se depois de ler esse artigo até aqui você acredita que Araraquara é o que você procura, certamente deve estar se perguntando onde seria um bom lugar para morar na cidade.

Assim como em boa parte das cidades brasileiras, um bom bairro para se viver em Araraquara é o Centro. A região central da cidade mistura cultura, história e um comércio bastante variado. Todas as facilidades em poucos minutos de casa. Já pensou?

No Centro, você encontra um dos pontos históricos do município, que é a Igreja Matriz de São Paulo, construída durante 50 anos.

Na região também é possível encontrar o famoso Shopping Lupo. O nome remete à história do local, porque antes de se tornar um Shopping, ali funcionava a fábrica da Lupo, conhecida pelas meias e artigos esportivos.

Além disso, o Centro possui uma grande variedade de lojas, lanchonetes, barzinhos e restaurantes. Ainda tem a Rua dos Oitis, que proporciona uma excelente experiência para quem gosta de fazer caminhadas, graças um túnel encantador composto de várias e belas árvores.

Veja também: Morar em Araraquara: confira as 5 vantagens

O bairro ainda possui facilidades para quem já tem uma família. Quem mora no Centro, certamente é vizinho de mais de uma dessas facilidades: escolas, clínicas, hospitais, postos de combustíveis, supermercados e farmácias.

Para quem procura apartamentos novos para comprar ou investir, o Parque do Sol é uma excelente opção. Estando a apenas alguns minutos do Centro, o condomínio localizado na Avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira, possui uma arquitetura moderna e aconchegante.

O empreendimento participa do programa do governo federal, Minha Casa Minha Vida, com mensalidades a partir de R$ 590 para renda de R$ 1.800, onde a Caixa Econômica Federal pode emprestar até 30% da parcela da renda bruta apurada do cliente.

Open chat