Tenho Interesse

Saiba tudo sobre como financiar seu apartamento

financiar apartamento

O sonho de praticamente todo brasileiro é a conquista do imóvel próprio, e, assim, sair do aluguel. Hoje em dia isso se tornou mais fácil, devido à disponibilização de linhas de financiamento nos bancos e empresas de consórcio.

Porém, diante da possibilidade de financiar um imóvel, surgem muitas dúvidas de como conseguir um financiamento.

Lembrando também, que não é só sua renda que os bancos e as financeiras levam em consideração; então, pensando nisso, preparamos uma lista com várias dicas importantes que devem ser consideradas na hora de pedir o financiamento de um apartamento. Vamos lá:

1-  Esteja com o nome limpo

É importante que você esteja com o CPF limpo, sem restrições no SCPC ou Serasa, pois as instituições financeiras levam muito a sério essa questão.

Se for casado(a), é importante que seu cônjuge também esteja com o nome limpo, já que o financiamento pode sair no nome de ambos.

2- Prepare a documentação

É muito importante que você tenha em mãos toda a documentação necessária para pedir o financiamento do seu apartamento.  Para comprovar a renda, se você for CLT, deve provar isso por meio das suas últimas vias de contracheque.

Já se você for autônomo ou pessoa jurídica, portadora de MEI (Microempreendedor Individual), deve comprovar a renda com os extratos bancários recentes.

Além disso, reúna outros documentos como:

  • CPF e RG;
  • Certidão de casamento ou nascimento;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de Trabalho (caso seja CLT);
  • Certidão Conjunta de Quitação de Débitos Relativos a Tributos Federais (para casos de Pessoas Jurídicas).

3- Seja cliente no banco onde for financiar seu apartamento

Isso faz total diferença, pois você sendo cliente, já tem um bom relacionamento com o banco e ele tem todo o seu histórico de crédito e movimentações, podendo analisar melhor suas condições para a concessão do financiamento.

4- Consulte sua pontuação score

Os bancos e as financiadoras podem usar sua pontuação score do Serasa, para que possam aprovar ou não o seu financiamento. Por isso é importante que você consulte sua pontuação score, podendo usá-lá até para melhorar as condições oferecidas pelo banco.

5- Evite gastos desnecessários

Esses pequenos gastos desnecessários podem comprometer muito sua renda e atrapalhar nas mensalidades do financiamento, além de mexer no seu orçamento. Por essa razão, deve-se ter consciência do que são gastos supérfluos e do que são gastos essenciais para a sua qualidade de vida e de sua família.

6- Faça simulações de crédito

Uma maneira bem legal de ver as melhores condições de um financiamento é fazer uma simulação. Teste os melhores tipos de financiamento em vários bancos, veja quais as melhores opções de parcelamento e o quanto você precisa comprovar de renda.

7- Não comprometa mais de 30% da sua renda

Para uma maior segurança de que conseguirá quitar as parcelas, não comprometa mais de 30% do seu orçamento, e isso ajuda muito a equilibrar suas finanças também.

                          

Minha Casa Minha Vida

O programa Minha Casa Minha Vida é um dos mais conhecidos e procurados na hora de financiar um imóvel, por causa da sua facilidade. Por meio dele, é possível financiar um imóvel até certo valor e com taxas de juros menores.

Quem pode pedir o financiamento do Minha Casa Minha Vida é quem ganha entre um e dez salários mínimos e que não possua nenhuma propriedade em seu nome.

                           

Quanto tempo demora para ser aprovado um financiamento?

Essa é uma dúvida comum que todo mundo que pretende contratar um financiamento tem. Bem, isso depende se você já está com toda documentação pronta, se já é cliente do banco onde vai pedir o financiamento ou se vai fazer em outra instituição, se já simulou as prestações, e por aí vai.

Geralmente esse processo de simulação e aprovação leva em torno de 30 a 45 dias, mas, caso o banco exija muitos documentos, poderá levar até 3 meses.

                        

Aprovação de crédito

Depois de o banco conferir toda a documentação e comprovar os dados, eles irão solicitar a avaliação de uma empresa, arquiteto ou engenheiro das condições do imóvel, para analisar o seu valor.

Após isso, o banco vai determinar as prestações e elaborar o contrato, sendo assinado pelo vendedor e comprador.

 

Saiba o tipo de imóvel que você precisa

Antes disso tudo, é importante que você saiba do que precisa realmente. Se é uma casa ou apartamento, quantos quartos, sala e cozinha conjugadas ou separadas, churrasqueira e área de lazer, ou apenas sacada. Se tem filhos, precisa de um apê com playground e piscina, ou se tem um doguinho, precisa de um espaço de convivência para o animal.

Tendo isso em mente, você sabe o que é melhor pra sua família e parte em busca de um local que seja aconchegante e possibilite que tenha uma vida plena e feliz ao lado de quem você ama. 

Se você procura por um apartamento moderno e com conforto, o lugar certo é o Parque do Sol Araraquara, que tem localização privilegiada, ficando bem pertinho do centro da cidade.

Open chat