Tenho Interesse

Saiba o que verificar antes de comprar um imóvel

Saiba o que verificar antes de comprar um imóvel.

Comprar o imóvel próprio é o sonho de praticamente todo brasileiro, e isso se deve ao fato de querer conquistar independência e abandonar o aluguel. Hoje em dia existem várias  possibilidades de incentivos para a aquisição da casa própria, que vão desde os financiamentos do Minha Casa Minha Vida aos consórcios imobiliários.

No entanto, é muito importante que na hora de começar a negociar, você fique atento a uma série de fatores que irão garantir uma melhor compra. O ideal é verificar antes de qualquer decisão as condições do imóvel, desde a localização até a área de lazer. Tudo isso para não se arrepender depois.

Então, vamos saber o que de fato deve ser verificado antes de comprar um imóvel.

Conservação do imóvel

Caso o imóvel que você esteja buscando seja novo, o estado de conservação dele tende a ser bem melhor, além de haver a possibilidade de acionar a garantia para qualquer defeito. Mas, se a escolha do lar dos seus sonhos for um imóvel usado, é importante averiguar cada cantinho.

Abra todas as torneiras e chuveiros, ligue e desligue os disjuntores, confira cuidadosamente todas as paredes para tentar encontrar rachaduras e, se possível, obtenha um relatório do edifício com um arquiteto ou engenheiro. Assim, você se sentirá bem mais seguro com a compra.

Localização

Caminhe pelo bairro onde o imóvel está localizado. Veja se ele tem boas opções de mercado, farmácia, padaria, academia… coisas que poupem o uso do carro para necessidades básicas do dia a dia. 

Depois, pesquise os meios de locomoção e a proximidade com o trabalho dos membros da família.

Leve em consideração quanto tempo você vai demorar para ir e vir dos seus locais de costume. A região possui muito trânsito? Tem estação de metrô? Ponto de ônibus próximo? Todas estas perguntas são essenciais na hora de analisar a localização de um imóvel.

Estrutura

Se o imóvel é novo, é importante pesquisar a credibilidade da construtora para garantir a qualidade da estrutura, o compromisso com as datas acordadas e a qualificação dos profissionais envolvidos na construção. Na hora de realizar o sonho casa própria ou da casa nova ninguém quer ter dor de cabeça com atrasos das obras e entregas das chaves ou até mesmo problemas estruturais depois de já ter se mudado, não é?

Se o imóvel já é usado, confira detalhadamente se o apartamento possui infiltrações ou rachaduras. É fundamental garantir a qualidade da estrutura do imóvel, não somente para ter a certeza de que o valor pago é justo, mas também por segurança.

Posição do imóvel 

Para quem mora em cidades muito quentes, esse tópico é muito importante. Isso porque se o apartamento recebe o sol da tarde, as chances de o calor ficar insuportável por um período muito maior do dia são bem grandes. Em geral, os imóveis que recebem o sol da manhã são mais valorizados. Então, se você tem a possibilidade de adquirir um que se encaixe nessa opção, priorize-o.

Tamanho

Se você é recém-casado ou solteiro, pode até estar considerando comprar um imóvel de 30 ou 40 metros quadrados no momento. Mas, como falamos, o financiamento de um imóvel pode durar vários anos, e, sendo assim, o ideal é que você consiga imaginar uma parte do seu futuro na hora de comprar um apartamento ou uma casa.

Você pretende se casar ou ter filhos pelos próximos 10 anos? Então, aposte em um espaço um pouco maior, de 60 metros quadrados por exemplo, que contenha pelo menos um quarto a mais.

Segurança

Tanto a segurança do bairro quanto a do condomínio devem ser observadas. Ao visitar o imóvel, veja como a portaria te recebe e com qual facilidade você consegue acesso à área de moradores. Converse com os vizinhos em potencial e pergunte sobre a violência do bairro e se já ocorreu alguma dentro do próprio condomínio.

Taxa de condomínio

É imprescindível levar em conta o valor do condomínio, que quanto mais antigo mais caro será. Some a parcela do financiamento ao valor mensal do condomínio e veja se o resultado não irá comprometer muito do seu orçamento.

Agora que você já analisou os fatores físicos e estéticos do imóvel, está na hora de considerar os aspectos financeiros. Quando finalmente escolher o seu futuro lar, vá aos principais bancos e faça simulações das parcelas.

É importante você saber que nem sempre a Caixa Econômica é a opção mais viável, apesar dos juros muitas vezes serem menores. Se você é correntista de um banco há muito tempo e possui uma boa linha de crédito, pode ser que o seu gerente consiga condições especiais de financiamento.

Enfim, são muitos os fatores que devem ser verificados com atenção e cautela antes de comprar uma casa ou um apartamento.Quando você se planeja, pensa em cada detalhe, calcula os gastos eventuais que podem surgir, o processo de compra tende a ser mais fácil e sem dores de cabeça. 

O Parque do Sol é uma ótima opção para a conquista do imóvel próprio. O empreendimento que conta com localização privilegiada em Araraquara, São Paulo, tem apartamentos modernos e aconchegantes para você e sua família.

Open chat