Tenho Interesse

O que preciso saber antes de investir em um imóvel?

investir em um imóvel

O investimento em imóveis é uma das classes mais populares para investir no Brasil, e o motivo é fácil de entender: mesmo em períodos de instabilidade financeira no país, esse tipo de investimento se mostrou seguro. Em períodos de recessão econômica, o imóvel permite a preservação de capital, enquanto que em momentos de ascensão, há crescimento patrimonial.

Mas, para investir em um imóvel, por onde começar? O primeiro passo é identificar o seu perfil como investidor. Por exemplo, há quem prefira investir em imóveis ainda na planta, enquanto outros optam por apartamentos prontos para morar. De todas as maneiras, não há um certo ou errado, são apenas perfis diferentes que fazem sentido para cada investidor. 

O próximo passo é definir seus objetivos com o investimento. A aquisição do imóvel será para moradia ou apenas para retorno financeiro imediato? É válido ressaltar que morar no imóvel não implica que ele não se valorizará com o tempo, o que muda são os objetivos na hora da compra.

Agora que os primeiros passos foram dados, que tal mais algumas dicas? Então continue a leitura e descubra o que você precisa saber antes de investir em um imóvel.

Avalie o momento do mercado imobiliário

Mesmo para um investimento seguro, como no setor imobiliário, é válido analisar as vantagens e as condições do mercado. O ano de 2020, por exemplo, tem sido considerado o melhor ano para aquisição de uma nova casa ou apartamento

Isso porque as taxas bancárias estão propícias para o investimento. A pandemia do novo coronavírus alterou todo o cenário econômico do país, mas proporcionou algumas vantagens para quem quer investir em imóveis.

A taxa Selic nunca esteve tão baixa em sua história, o que também levou a uma queda significativa dos juros de financiamento. E o que isso significa? Que os imóveis estão muito baratos e isso garante uma tendência de valorização do seu investimento.

Além disso, com a desvalorização da moeda brasileira em relação ao dólar, outros investimentos se tornam menos vantajosos e mais arriscados.

Qual será o tipo do imóvel?

Além dos imóveis finalizados existem outras boas opções de investimento, por exemplo, o imóvel na planta. A principal vantagem de adquirir uma propriedade ainda em obra é o preço. O valor de um imóvel na planta pode ser até 40% mais barato que um finalizado. 

Se a compra de um imóvel na planta ou em construção for a sua escolha, é preciso pesquisar bem sobre a construtora. Busque por uma empresa já consolidada no mercado e com vários imóveis construídos. Essa pesquisa é fundamental para o fechamento de um bom negócio e evitar grandes atrasos na conclusão da obra.

Outro tipo de investimento imobiliário que pode ser lucrativo é a compra de um terreno. Você pode usá-lo para construção ou para negociação com alguma construtora. Para isso, é válido ficar atento à valorização da região e às possíveis oportunidades de negócio.

Mas, se você deseja lucrar rapidamente ou já se mudar para o novo imóvel, a melhor opção é a compra de uma casa ou apartamento prontos para morar. A grande vantagem aqui é que você não terá nenhum estresse com obras, além disso, o prazo de entrega das chaves depois do fechamento do negócio não costuma passar de 60 dias.

Avalie o acabamento e conservação do imóvel

O valor de investimento em um imóvel é alto, por isso, é preciso calcular também se será necessário efetuar execução de reformas. Na hora da visita, é válido fazer uma boa avaliação: procure por vazamentos, infiltrações ou rachaduras. 

Nessa etapa é fundamental ter confiança na construtora responsável pelo projeto. Além disso, o acabamento faz toda a diferença na valorização do imóvel. Porcelanato e pia de granito, por exemplo, podem destacar seu investimento. 

Por fim, busque por um imóvel com área de lazer: brinquedoteca, academia, quadra esportiva, área gourmet e piscina são diferenciais importantes. Todos esses detalhes melhoram a qualidade de vida dos moradores e aumentam a chance de retorno financeiro positivo. 

Fique atento à localização

Na hora de escolher uma casa ou apartamento, a localização merece destaque. Independentemente do objetivo do imóvel, a localização é um dos principais critérios para valorizar ou desvalorizar uma propriedade. 

É preciso escolher um bairro com boa infraestrutura, que ofereça supermercado, farmácia e um bom comércio próximo. Bairros nobres, ou seja, que garantem maior valorização costumam ser afastados dos grandes centros, evitando a grande circulação de pessoas e carros.

E aí, preparado para investir? Se sim, então conheça o Edifício Parque do Sol em Araraquara. Apontado pelos moradores como um excelente lugar para se viver, esse edifício ganhou destaque em Araraquara, exatamente pela sua localização. 

Não é à toa que hoje é considerado uma excelente opção de investimento imobiliário no estado de São Paulo. Afinal, o imóvel é uma ótima opção tanto para morar quanto para alugar e conseguir um bom retorno financeiro. Quer saber mais? Então acesse o link.

Open chat