Tenho Interesse

Morar em Araraquara: confira as 5 vantagens

Descubra por que vale a pena morar em Araraquara

Você já pensou em morar em Araraquara? Se você é da região ou um estudante que cogita uma das universidades da cidade, deveria considerar seriamente essa oportunidade em sua vida.

A cidade de Araraquara se destaca tanto dentro do estado de São Paulo como no país inteiro, como sendo um dos melhores lugares para morar. Independentemente do seu estilo de vida, se você é mais jovem e quer estudar, ou se está pensando em  constituir uma família, o município tem algo a oferecer.

Ainda em dúvidas? Tudo bem, é natural. Foi por isso que montamos este artigo com 5 vantagens de morar em Araraquara. Siga lendo para saber quais são!

1. Morar em Araraquara é sinônimo de qualidade de vida

Uma das grandes vantagens de quem mora na cidade de Araraquara é a qualidade de vida que o município oferece. A cidade tem o 7º melhor IDH do Estado de São Paulo, com pontuação de 0,815. Em relação ao país todo, a cidade de Araraquara fica na 15ª posição.

Não é preciso nem dizer que a qualidade de vida na cidade, com essa pontuação, é muito acima da média nacional, não é mesmo? Aliás, apenas para informar, o IDH médio do Brasil é de 0,761.

Parte da razão do sucesso da qualidade de vida da cidade está na sua alta pontuação em todos os fatores do IDH. Na saúde, a cidade recebeu nota 0,877. Na renda, foi de nota 0,788 (Araraquara foi um dos poucos municípios a continuar gerando emprego, mesmo na crise). Já na educação, a pontuação foi de 0,782, com destaque para as muitas faculdades na cidade (há um campus da UNESP, UCA, UNIP e outras) e para a educação infantil.

2. A longevidade dos cidadãos locais é surpreendente

A cidade de Araraquara se destaca por ser um dos municípios brasileiros com maior expectativa de vida ao nascer. Em 2013, a expectativa de vida do brasileiro era de 74 anos, em Araraquara, no entanto, já era de 77 anos.

Esse é um dos elementos que coloca a cidade na 15ª posição do país no ranking de melhores municípios para idosos.

Além da boa qualidade de saúde, a cidade tem uma série de opções de lazer para os idosos e aposentados, como o Parque Infantil e clubes de lazer. As opções são variadas, o que garante mente sã e corpo são, mesmo depois dos 60 anos.

3. As condições econômicas são favoráveis

Morar em Araraquara é uma boa opção, não só para quem já se aposentou ou para aqueles que ainda estão começando a vida e entrando nas faculdades locais, mas o município também é ótimo para quem se encontra no meio do caminho e está no mercado de trabalho.

Para se ter noção, a cidade tem um dos melhores índices de industrialização do país: são mais de 500 indústrias de diferentes segmentos instaladas no município.

O PIB per capita da cidade gira ao redor de R$39.065,74, o que ajuda a gerar uma boa renda para os cidadãos, por ser um resultado acima da média nacional. O PIB per capita do Brasil é de, aproximadamente, R$34.844,87.

Não é à toa que a cidade abriga duas excelentes instituições públicas de Ensino Superior (a UNESP e a IFSP), como também é sede de várias outras instituições particulares (UNIP, UNIARA entre outras). É preciso formar uma força de trabalho bem capacitada para manter essa forma econômica em movimento.

4. Araraquara está bem localizada dentro do estado

Para quem teme o fato de Araraquara ser uma cidade do interior e estar “longe dos grandes centros urbanos”, não precisa se preocupar. Na verdade, o município está muito bem localizado e ligado com outros centros importantes.

Araraquara está a apenas 3 horas de carro da cidade de São Paulo. De Campinas, a distância é menor: 2 horas apenas. De Ribeirão Preto o município está apenas a 1 hora de automóvel. Resumindo: dá para ir e vir sem nenhum problema dos principais pólos.

5. A cidade é uma das mais seguras do Brasil

Para completar, não poderíamos deixar de citar o fato de que Araraquara está entre as cidades mais seguras do país. O município ocupa a 13ª posição na taxa de homicídios por 100 mil habitantes. São apenas 7,9 ocorrências do tipo no ano – um número bem inferior à média nacional (31,6) ou do estado de São Paulo (10,3).

Ufa, quanta coisa, hein? Agora não tem mais desculpa: podemos perceber que morar em Araraquara é tudo de bom, né? Por isso, se você estava em dúvidas, agora não deve estar mais. Só falta arranjar um apartamento incrível para se mudar, não é mesmo?

Nós podemos ajudá-lo nessa escolha. Se você ficou com vontade de morar em Araraquara, confira o empreendimento Parque do Sol, que tem tudo que você precisa para ter uma vida confortável na cidade!

Open chat