Tenho Interesse

Home office: Veja 5 dicas para você trabalhar em casa e continuar sendo produtivo

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas empresas passaram a adotar mais o regime total ou parcial de trabalho remoto, também conhecido como home office. O objetivo foi diminuir a exposição dos seus funcionários no dia a dia.

Porém, muitos profissionais podem demorar para se adaptarem, ou, com o tempo, apresentarem uma queda considerável na produtividade em relação ao seu desempenho presencial.

Além disso, com o isolamento provocado pela pandemia, tem crescido a oferta de vagas remotas. Além disso, várias empresas decidiram mudar o regime de trabalho e manter, de forma definitiva, o home office.

Se você está com dificuldades de adaptação para trabalhar em casa, percebeu queda em sua produtividade, ou almeja conquistar uma vaga de trabalho remoto, confira essas dicas que separamos para te ajudar na rotina!

1. Faça uma lista de atividades do dia

Nosso cérebro funciona bem quando estabelecemos uma meta. Portanto, dedique alguns minutos todos os dias para fazer uma lista de atividades que devem ser realizadas e sinalize o nível de prioridade delas. Existem muitos aplicativos gratuitos para celular e computador com essa finalidade. Assim, você pode fazer o seu checklist e ir marcando todas as atividades já realizadas.

Um bom modelo a ser seguido é começar o dia lendo os e-mails e mensagens recebidas no dia anterior. Nesses e-mails, você já poderá encontrar algumas atividades para serem realizadas no dia.

LEIA TAMBÉM: Saiba as vantagens de investir em um imóvel

Evite incluir mais tarefas do que você consegue executar em um dia. Caso contrário, você terá problemas para administrar seus horários, e isso poderá causar frustração e atrapalhar a sua motivação e produtividade.

Tente também não misturar as atividades profissionais e pessoais. Esse é um grande inimigo da organização e da produtividade. Em vez disso, prefira realizar essas tarefas menos urgentes nos horários que geralmente você estaria se deslocando para casa ou para a empresa.

2. Organize os seus horários

Como falamos anteriormente, é importante que você evite misturar as atividades pessoais e profissionais, seja pela produtividade no trabalho ou até mesmo pela sua saúde mental.

Respeite o seu tempo, organize o seus horários, defina os momentos para as refeições, para prepará-las e para as suas responsabilidades pessoais e domésticas.

Isso diminuirá os impactos no seu expediente e na sua produtividade. Essa organização lhe ajudará também a manter o foco, principalmente quando houver demandas diferentes, paralelas e que envolvam diversas pessoas.

3. Tenha disciplina e evite distrações

Para profissionais que não têm o costume de trabalhar em casa, existe uma grande dificuldade de montar e manter uma rotina. Nesse caso, especialistas recomendam que os profissionais mantenham os horários e o padrão de comportamento.

Com isso, não trabalhe de pijama, nem mesmo deitado na cama. Em vez disso, troque de roupa, vá para outro cômodo como a sala, por exemplo, e busque manter os horários e ritmos de trabalho. Essa disciplina fará a diferença na adaptação e nos resultados finais do seu trabalho.

Esse simples comportamento envia uma mensagem para o cérebro de que você não está em um momento de lazer, mas de cumprimento de responsabilidades.

LEIA TAMBÉM: Pandemia: Devo esperar para comprar um imóvel?

No caso de pessoas que têm filhos, o trabalho para evitar a distração é ainda maior e mais desafiador. Nessa situação, é importante a transparência com os líderes e gestores, que devem ser avisados sobre eventuais emergências ou imprevistos.

4. Seja comunicativo

Devido a distância física na atuação de cada profissional, é fundamental a transparência e a comunicação que o trabalhador deve ter. É importante a compreensão de que as dinâmicas de trabalho podem ser alteradas significativamente.

Reuniões on-line também ajudam a manter a produtividade e o ritmo de trabalho. Elas são canais para tratar de assuntos sérios, mas também permitem momentos de descontração.

Caso a sua posição na empresa seja de liderança, é importante que você tenha maior comprometimento com esse tópico, compartilhando sempre as informações e novidades, além de estar disposto a tirar as dúvidas da equipe.

Comunique de forma clara o que está sendo feito, os prazos de entrega para atividades executadas e até mesmo as coisas que podem ser consideradas pequenas, mas que seriam ditas verbalmente em um dia normal no escritório.

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o nosso blog para receber mais informações sobre o mercado imobiliário e sobre a cidade de Araraquara (SP).

Open chat