Tenho Interesse

Dicas de como mobiliar e decorar seu apartamento

mobília e decoração para apartamento

Uma dúvida comum que todo mundo que compra um apartamento tem, é como mobiliar e decorá-lo de forma que otimize o espaço e deixe o ambiente confortável.

Mas, como fazer tudo isso e não gastar muito? Essa questão também deve ser levada em conta na hora de planejar a mobília e decoração do apê, além de pensar em cada cômodo para que nada fique vazio. 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa. Vamos lá!

É importante começar planejando, para que você não gaste tempo e dinheiro à toa. Você pode até não fazer um planejamento, mas certamente gastará muito e poderá sair prejudicado. Para iniciar esse processo, o primeiro passo é analisar as necessidades de cada um dos cômodos do seu apartamento.

Porém, antes mesmo de pensar em quais móveis e eletrodomésticos você terá que comprar, é necessário saber o que caberá de fato no apartamento. Por isso, comece medindo todos os cômodos, meça o tamanho exato de cada parede.

As janelas também precisam ser medidas para que você saiba o tamanho das cortinas que precisará comprar. Depois disso, não se esqueça de verificar outros detalhes, que às vezes passam despercebidos, como vazamentos, rachaduras, entupimentos etc.

Veja também se há tomadas suficientes nos cômodos, se na área de serviço há tomadas  para a máquina de lavar e também para os aparelhos de ar-condicionado nos quartos. Tudo isso precisa ser levado em consideração.

No momento em que você estiver escolhendo seus móveis e eletrodomésticos, todas essas informações serão muito oportunas. 

Então, vamos para as dicas que separamos para te ajudar na hora de mobiliar e decorar seu apartamento.

Tamanho dos móveis

Se você for mobiliar o seu apartamento, procure móveis proporcionais ao ambiente onde você irá colocá-los. Você pode querer colocar uma mesa de jantar maior para receber os amigos, ou uma poltrona um pouco mais robusta, mas que no seu apartamento vão causar certo desconforto, principalmente na questão da circulação.

Espelhos

Muito se fala que os espelhos dão a sensação de aumentar os espaços. Isso é uma verdade, mas use-os com moderação.

Móveis multiuso / Móveis dois em um

Mobílias que têm função de duas em uma só ajudam muito na decoração. Sofás-camas, mesas que sirvam como baú ou armários que possam virar mesa, enfim, vale de tudo na hora de economizar espaço.

Ambientes integrados e sem barreiras

Quando já temos um ambiente pequeno e o fechamos com paredes, a sensação é de que o apartamento é menor ainda. Por isso prefira ambientes que possam ser integrados e de preferência sem barreiras. Mas se você quiser uma divisória em algum lugar, aposte nas vazadas, além de dar um efeito lindo na decoração, não passará a impressão de um ambiente menor.

Verticalizar sempre que possível

Use estantes ou prateleiras! Já que não temos tanto espaço horizontal, por que não aproveitar o vertical? Você consegue guardar seus objetos e ainda decorar o seu ambiente com estilo.

Utilize cada cantinho

Guardar todos os nossos pertences é algo que realmente requer muito espaço, e não falamos somente de roupas, mas também de utensílios de cozinha, roupas de cama, toalhas… Por isso, utilize os cantinhos que você tiver em casa para colocar um armário ou prateleiras.

Iluminação

Ambientes escuros nos dão a impressão de serem menores do que realmente são. Diante  disso, invista em grandes aberturas para a sua casa, pois a iluminação natural é essencial. Mas, para aqueles casos que não tem como fazer isso, tudo bem, sem problema algum, use e abuse da iluminação artificial!

Cor na decoração

Como sabemos, as cores claras e neutras ajudam na iluminação dos ambientes, o que é muito importante. Mas isso não quer dizer que você deva ter um apartamento todo trabalhado em tons claros. Aposte nas cores sim! Coloque-as nas decorações pequenas, como almofadas, quadros, poltronas…

Objetos do dia a dia na decoração

Sabe aquelas xícaras, talheres e outros utensílios de cozinha que utilizamos diariamente? Que tal deixá-los à mostra e como parte da decoração?

Móveis planejados

Vale a pena investir um pouco mais e ter os móveis feitos sob medida para o seu apartamento e pensar em cada espaço que possa ser utilizado nele. Além disso, normalmente eles tem uma durabilidade maior e otimizam espaços.

Como gastar pouco para mobiliar um apartamento?

Procure brechós, lojas de móveis usados, acesse sites de classificados e grupos de vendas em redes sociais, procure por instituições de caridade que vendem móveis e eletrodomésticos de doação. Até mesmo na casa de seus familiares, você pode encontrar algo que eles não usam mais e poderá reutilizá-los.

Dicas de decoração e reciclagem no YouTube são uma ótima opção também para quem quer mobiliar um apartamento sem gastar muito. Lá você encontra tutoriais sobre vários assuntos, que ensinam a fazer desde mesinhas com paletes até mesas de jantar com caixotes e sobras de madeira.

Para mais dicas como essas, continue acessando o site do Parque do Sol Araraquara, um lugar que você precisa conhecer!

Open chat