Tenho Interesse

Descubra quais são os cuidados que você deve ter antes de comprar um imóvel

Veja quais são os cuidados necessários antes de comprar um imóvel.

Comprar um imóvel, às vezes pode representar um grande passo na vida de muitas pessoas. Enquanto para alguns pode ser um investimento mais seguro e rentável, para outros pode representar uma grande conquista pessoal ou até mesmo um sonho. E também aqueles que buscam conseguir a primeira casa própria e sair de vez da casa dos pais ou deixar de morar de aluguel.

São justamente esses marinheiros de primeira viagem que mais possuem dúvidas na hora de comprar o imóvel. Alguns até ficam perdidos diante de tantos documentos, certidões, entre outras questões necessárias que precisam de atenção na hora de escolher o imóvel certo.

Mesmo diante de cenários de retração econômica, pesquisas já comprovaram que um dos maiores desejos dos brasileiros é comprar a casa própria. 

Se você se identificou com essa realidade, esse artigo foi feito para te ajudar a tornar o processo mais fácil, rápido e seguro. Descubra agora quais são os cuidados que você deve ter antes de comprar um imóvel.

Conheça a credibilidade da construtora

Antes de comprar um imóvel, a resposta mais importante que você deve buscar obter, é sobre a credibilidade da construtora que realizou/realiza a obra do imóvel que você está interessado.

Ao dar esse passo tão importante na sua vida pessoal e/ou familiar, tenha a certeza da competência e credibilidade da construtora em entregar imóveis de qualidade e no cumprimento dos prazos estabelecidos, antes de fechar o negócio.

LEIA TAMBÉM: 5 passos para ajudar o seu filho a se adaptar na casa nova

Busque essas informações na internet, nas redes sociais e com pessoas que já compraram imóveis daquela construtora. Cheque também se há processos jurídicos contra a empresa e a recorrência das reclamações.

Além disso, investigue a situação fiscal da empresa, se existem débitos federais, estaduais ou municipais. Talvez, pareça exagero inicialmente, mas lembre-se que além de ser o seu direito enquanto consumidor, esse é um dos passos mais importantes da sua vida e um grande investimento.

Verifique se a documentação do imóvel está em dia

Esse segundo passo é tão importante quanto o primeiro. Após ter a garantia da credibilidade, profissionalismo, eficiência e competência da construtora, é necessário que você garanta que a documentação do imóvel esteja em dia.

Além de se certificar que a documentação do imóvel está em dia, é imprescindível que você confira também a documentação do vendedor (construtora). A pessoa jurídica deve apresentar os seguintes documentos:

. cópia do CNPJ;

. contrato social;

. registros na Junta Comercial;

. certidões negativas da Justiça;

. certidões de quitação de tributos nas esferas federal, estadual e municipal.


Em relação ao imóvel, devem ser apresentados os seguintes documentos:

. documentos relativos ao imóvel, como título de propriedade e certidão negativa de ônus reais;

. registro e memorial de incorporação;

. matrícula atualizada;

. averbação da construção;

. registros de alienações;

. plantas baixas e projetos;

. ART do engenheiro responsável;

. entre outros.

Os outros documentos podem variar, a depender do tipo de imóvel que você escolher, como por exemplo, se ele já está pronto ou ainda está na planta.

LEIA TAMBÉM: Saiba o que não fazer na hora da mudança para a casa nova

Sobre a hora de fechar o contrato

Chegando até aqui, é sinal de que você já passou pela primeira etapa e tem certeza da credibilidade da construtora. Também já checou toda a documentação da empresa e do imóvel e atestou que tudo está em ordem e em dia. Então, agora é chegado o momento de analisar e assinar o contrato de compra e venda.

Mas, calma! Você ainda precisa analisar alguns itens no contrato, assim como os dados básicos do vendedor e comprador. É importante checar também a localização do empreendimento, descrição da área, valor do imóvel, formas e fluxos de pagamento, se a compra será à vista ou por meio de um financiamento. Caso seja por financiamento, ele será realizado por bancos ou diretamente com a construtora?

Analise ainda as multas, juros, correções e até mesmo a comissão do vendedor. Esses detalhes vão garantir a lisura e tranquilidade necessária das partes envolvidas no negócio. Afinal, a transparência é fundamental em qualquer acordo, não é?

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o nosso blog para receber mais dicas e informações sobre mudanças, mercado imobiliário e sobre a cidade de Araraquara (SP).

Open chat