Tenho Interesse

Conheça as vantagens de morar em apartamento

morar em apartamento

Na hora de comprar ou trocar de imóvel, surge aquela dúvida “casa ou apartamento?” Isso é bem comum. Afinal, ambos possuem suas vantagens e desvantagens, mas cabe à família escolher qual melhor atende as suas prioridades. 

Contudo, alguns diferenciais oferecidos por morar em apartamento têm sido decisivos no momento da escolha. Um vez que a família viverá no imóvel por vários anos, todos os detalhes fazem a diferença e devem ser levados em conta.

Mas, afinal, quais são as vantagens de morar em apartamento? Continue a leitura que te contaremos tudo!

Maior segurança

Com certeza essa é a prioridade de todas as famílias. Um imóvel seguro proporciona noites de sono mais tranquilas, sendo uma das grandes vantagens de apartamentos e condomínios. Contar com portaria 24h, controle de acesso e monitoramento por câmera, são alguns exemplos de estratégias adotadas por edifícios para aumentar a segurança.

Outra vantagem é que pessoas somente chegam até a parte da sua casa se forem autorizadas a subir. Além disso, a própria movimentação da vizinhança auxilia na identificação de alguma atitude suspeita, que podem ser comunicadas ao porteiro ou síndico imediatamente. 

Espaço de lazer

Um espaço gourmet para receber amigos e familiares ou um playground para levar os filhos são excelentes diferenciais oferecidos por condomínios. Alguns edifícios também chegam a oferecer espaço fitness, área de descanso, piscina e quadras esportivas para os moradores.

A grande vantagem é que você não precisa se preocupar com organização ou manutenção. Toda a gestão do espaço é por conta do condomínio e os custos são divididos entre os moradores. Sendo assim, você e sua família podem usufruir dos espaços, mas com menos gastos e preocupações. 

Menor necessidade de manutenção

Em prédios e condomínios, grande parte dos problemas ficam sob responsabilidade do síndico. Por isso, os moradores possuem menos preocupações com a manutenção. Alguns exemplos de responsabilidades desse profissional são: abastecimento de água, energia, pintura externa, elevadores e vários outros equipamentos.

Além disso, morar em casa exige maior atenção com limpeza externa, o que em apartamento também passa a ser responsabilidade do condomínio. Sendo assim, a limpeza de espaços como calçada, jardim, piscina, área de churrasco ou playground, deixa de ser uma preocupação dos moradores. 

Menor custo de vida

De maneira geral, viver em casa requer maior investimento financeiro tanto na hora da compra quanto para assegurar manutenção e segurança. Por mais que morar em um apartamento tenha que assumir uma taxa do condomínio, grande parte do gastos são divididos entre os moradores, o que possibilita maior economia.

Além disso, quando o próprio condomínio oferece alguns serviços, como academia e SPA, por exemplo, você não precisa investir para frequentar esses ambientes externamente. Gastos com funcionários como jardineiros e faxineiros para área externa também costumam estar inclusos no valor do condomínio. 

Regras de convivência

As regras de convivência podem ser uma boa vantagem quando bem administradas. Caso aconteça algum conflito, por exemplo, o problema pode ser solucionado por intermédio do síndico e com a aplicação de advertências e multas. 

Enquanto que, em casas comuns, as regras de convivência dependem apenas de bom senso da vizinhança. Sendo assim, é perceptível que as normas internas simplificam o convívio entre os moradores, já que deixa claro o é permitido e o que não é.

Novos amigos 

É muito comum criar laços de amizades com os outros condôminos, e ter amigos em um lugar no qual você passará tantos anos pode ser precioso. Afinal, é o mesmo que sempre ter por perto alguém com quem possa contar, caso necessite, ou para dar boas risadas. 

Além disso, condomínios com espaço de lazer para crianças possibilitam que elas tenham maior autonomia e possam desenvolver habilidades de convívio social. Outra vantagem é que o convívio de crianças dentro do próprio condomínio é muito mais seguro do que brincadeiras na rua, por exemplo.

Investimento financeiro 

É um fato que apartamentos possuem facilidades para serem vendidos, ainda mais quando bem localizados e feitos por uma construtora de confiança. Por isso, adquirir um apartamento é considerado também um investimento devido à crescente valorização desse tipo de imóvel no mercado. 

A boa notícia é que o ano de 2020 trouxe condições ainda melhores para quem quer comprar e vender imóveis. A queda da taxa Selic e, consequentemente, a redução dos juros do financiamento possibilitaram melhores condições de pagamento.

Localização privilegiada 

As grandes construtoras escolhem estrategicamente o melhor lugar para construção de um edifício. Por esse motivo, os apartamentos costumam oferecer localização privilegiada, em bairros com boa infraestrutura, comércio desenvolvido, escolas e acesso ao transporte público. 

Dessa forma, os moradores não precisam realizar grandes deslocamentos para ter acesso a tudo que precisam. Um bom exemplo de localização privilegiada é o Edifício Parque do Sol em Araraquara, no estado de São Paulo. Quer saber mais? Então descubra por que o Parque do Sol é o lugar certo para morar!

Open chat