Tenho Interesse

Conheça Araraquara: a cidade “Morada do Sol”

Descubra Araraquara, a cidade Morada do Sol.

O Brasil em seus quatro cantos é realmente maravilhoso, desde o sul ao norte, cortando ao meio do estado do Acre ao de Alagoas. Os estados com suas tradições e conterrâneos apresentando o que têm de melhor na sua cultura; já as cidades, com suas peculiaridades e seu povo acolhedor. 

Tudo isso faz do Brasil o país de gente calorosa e que não desiste nunca. Mas neste artigo falaremos de uma cidade específica, que nasceu no sudeste do Brasil: Araraquara, uma cidade encantadora para morar.

Então, vamos descobrir Araraquara!

Araraquara está situada no interior estado de São Paulo, com uma população estimada em 236 mil habitantes (2019). É um polo regional contando com a Região Geográfica Imediata, que possui 17 municípios ao seu entorno.

O município sedia os campi da UNESP, da FATEC e do IFSP – todas instituições públicas de ensino superior -, além de possuir outras, de caráter privado, como a “Universidade de Araraquara – UNIARA”, a “UNIP”, as “Faculdades Integradas de Araraquara – Logatti” e a “UNIESP”.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de Araraquara, considerado elevado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, é de 0,815, sendo o 14° maior do Brasil.

Em 2007, foi a cidade brasileira melhor qualificada quanto ao Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, que usa critérios de renda, educação e saúde.

Clima

Se você gosta de um clima tipo “meia estação”, Araraquara é assim. Devido à sua altitude e localização, o clima de Araraquara é subtropical úmido, com invernos secos e amenos e verões quentes e chuvosos.

Economia

Em termos de economia, a cidade também é uma das mais industrializadas do estado, contando com mais de 500 indústrias de vários ramos. Araraquara está entre as cidades mais desenvolvidas do Brasil em termos de qualidade de vida, renda, saúde e educação, com base no índice FIRJAN.

Além da grande quantidade de lojas varejistas na região central, os bairros vêm notadamente desenvolvendo seus próprios corredores produtivos e comerciais em importantes artérias de suas localidades

Segurança

Araraquara é uma das cidades mais seguras do país, ocupando a 13ª posição na taxa de homicídios por 100 mil habitantes. Assim, são apenas 7,9 ocorrências do tipo no ano – um número bem inferior à média nacional (31,6) ou do estado de São Paulo (10,3).

Shoppings

No setor de Shopping Centers, Araraquara se mostra como um dos mais fortes da Região Central do Estado, contando, atualmente, com duas instalações em funcionamento:

Shopping Jaraguá, com aproximadamente 190 lojas em operação, é o maior e mais completo Shopping Center da Região Administrativa Central, oferece um mix de lojas completo com lojas de departamento, Supermercado, vestuário, lazer e opções de alimentação.

Shopping Lupo, localizado no coração de Araraquara, que foi totalmente adequado para abrigar o centro comercial, conta com cerca de 40 lojas. Tem como atração o relógio, que por décadas foi a referência da hora certa para os araraquarenses e três salas de Cinema.

Atualmente, a cidade de Araraquara está dividida em três distritos: distrito-sede, distrito de Vila Xavier e Bueno de Andrada, além de dois assentamentos rurais, sendo eles o Assentamento Bela Vista e o Assentamento Monte Alegre.

A divisão da cidade também se dá por meio de regiões (ou zonas), sendo elas Norte, Oeste, Sul e Leste, e subdivididas em bairros.

Pontos históricos 

Os principais pontos históricos da cidade estão localizados no Centro. Entre eles podemos destacar a Igreja Matriz de São Bento, tendo passado pelo menos 50 anos em reformas. É a primeira igreja construída na cidade e até hoje guarda diversas lendas.

Vila Suconasa

A Vila Suconasa fica perto do centro, levando aproximadamente 5 minutos para chegar até ela. Possui redes de serviços como Sesc e Poupatempo. Na vila, encontra-se grande variedade de supermercados, shopping e universidade. 

Como você viu, Araraquara é uma ótima cidade para se viver tanto em termos de qualidade de vida e segurança como economicamente. São muitas opções de bairros para se morar, mas na Vila Suconasa é onde fica o Parque do Sol, um edifício com vários apartamentos, contando com infraestrutura de ponta e acabamentos modernos. Tudo foi pensado para que você e sua família tenham um lar lindo e com todo o conforto que merecem. 

Open chat