Tenho Interesse

Comprar apartamento na planta: vale a pena?

Será que vale a pena comprar apartamento na planta?

Você sabia que o sonho de consumo mais comum do brasileiro é o de ter uma casa própria? Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é ao comprar apartamento na planta.

No entanto, muita gente ainda fica insegura sobre a possibilidade de fechar negócio nesses termos. Afinal, vale ou não a pena comprar um imóvel ainda por construir? Será que os benefícios superam as desvantagens? 

Se você está em dúvida, veio ao lugar certo para saná-la. No artigo de hoje, vamos elucidar se vale ou não a pena comprar apartamento na planta. Portanto, siga a leitura!

Quais são as vantagens de comprar apartamento na planta?

Para poder avaliar se vale ou não a pena comprar apartamento na planta, precisamos em primeiro lugar pesar os prós e os contras dessa decisão. Se as vantagens superam as desvantagens, então sim, vale a pena fazer a compra.

Mas quais são os benefícios de fechar negócio com o imóvel na planta? Veja a seguir!

Investimento menor

Uma das grandes vantagens de comprar apartamento na planta é o fato de que o preço final de compra é menor do que o de um imóvel já finalizado. Na verdade, a diferença pode chegar a 30% do valor.

Por causa disso, o apartamento na planta é muito mais acessível para o consumidor. Isso significa que é muito mais fácil realizar o seu sonho.

Se o preço final do imóvel é mais barato, isso quer dizer que a entrada necessária é menor e que a prestação mensal também é mais em conta. Você não precisa ter uma renda bruta tão alta para poder fechar o financiamento. Muito melhor, não é mesmo?

Maior possibilidade de customização

Não são todos os negócios na planta que permitem isso, mas normalmente é padrão que a construtora conceda ao consumidor algum nível de controle na customização do imóvel a ser construído.

Claro que ele não poderá definir o tamanho dos móveis e coisas do tipo, mas poderá escolher entre revestimentos na casa e vários outros detalhes. Isso deixará o imóvel mais com a cara da família que vai morar lá.

Imóvel novinho

Quando você compra um imóvel na planta, você se torna o primeiro dono dele. Por causa disso, o apartamento chega para você completamente sem vícios, sem problemas escondidos e sem outras situações que podem ser desconfortáveis.

Como você será o primeiro dono do imóvel, poderá aproveitá-lo ao máximo, sem precisar se preocupar com consertos ou outros tipos de ações de manutenção corretiva. Lembre-se somente de cuidar muito bem do apartamento para que ele se mantenha assim por muitos anos.

Tempo para juntar dinheiro

Um dos benefícios de comprar o imóvel na planta é que você fica com mais tempo para juntar dinheiro e pagar as parcelas do financiamento. Isso porque a primeira fase do negócio consiste em pagar cerca de 30% do imóvel com base em um reajuste do INCC (Índice Nacional de Construção Civil). Já os outros 70% são pagos depois do apartamento finalizado e com um financiamento imobiliário normal. 

Por isso, você tem tempo de juntar dinheiro e planejar o seu pagamento durante a fase de construção, de maneira a tornar o processo mais simples.

Potencial de valorização

Um dos principais benefícios de comprar imóvel na planta é o fato de que ele tem um enorme potencial de valorização. Lembra que dissemos que comprar o apartamento assim é mais barato? Então, assim que finalizado, o imóvel passa a valer o seu montante total, o que compensa bastante em termos de investimentos.

Além disso, com a taxa de juros atual e com o aumento de demanda, um bom imóvel pode ter um potencial de valorização gigantesco. Você pode comprá-lo por um valor menor e revendê-lo depois com uma valorização bem maior.

E as desvantagens?

Como é claro, comprar um imóvel na planta também tem desvantagens. Afinal, nem tudo são flores, não é mesmo? Confira quais a seguir!

Ter de esperar para se mudar

Um dos principais problemas de comprar imóvel na planta é o fato de que você precisará esperar para poder se mudar para o seu novo lar. Afinal, ele ainda está em fase de construção e, dependendo do período da compra, você pode ter de esperar alguns meses até que ela esteja finalizada.

Tamanho

A tendência atual é que os imóveis sejam cada vez menores, para aproveitar melhor os espaços disponíveis nos grandes centros urbanos. Por causa disso, há uma discrepância significativa entre as casas e apartamentos antigos que são bem grandes, com os  imóveis novos que são menores.

Por isso, quem gosta de espaços bem amplos possivelmente não vai se interessar tanto por um imóvel na planta. Isso não significa, obviamente, que eles são minúsculos. Não é verdade, já que os tamanhos são bem aceitáveis. Eles são, no entanto, menores do que o padrão que o mercado estava acostumado há 20, 25 anos.

E aí, você acha que comprar apartamento na planta vale ou não a pena para você? Se for um bom negócio para o seu perfil, então conheça o Parque do Sol e se certifique que ele é uma boa oportunidade para você realizar o sonho da casa própria!

Open chat