Tenho Interesse

Como economizar para a compra do primeiro apartamento

Como economizar para a compra do primeiro apartamento.

A conquista de um lar é um sonho para grande parte da população, ainda mais quando se quer constituir uma família. Mas há também aqueles jovens que sonham com a liberdade de explorar a vida com alegria, e que querem ter também um cantinho para se aconchegar e receber os amigos.

Com os vários incentivos para conquistar o tão sonhado apê, muitos bancos e financeiras disponibilizam linhas de crédito para você começar a concretizar esse desejo. Porém, é preciso ter uma certa disciplina e economizar para isso.

Então, preparamos algumas dicas para que você possa economizar a fim de comprar o primeiro apartamento. 

Controle seus gastos

Colocar no papel suas movimentações financeiras pode te mostrar segredos da sua vida que você mesmo duvidaria. Observar todos os gastos, das parcelas altas até o chocolatinho na venda da esquina, vão revelar onde você conseguirá cortar para conseguir economizar ainda mais para comprar seu apartamento.

Uma planilha de gastos, atualizada todos os dias e checada com regularidade faz com que até a pessoa mais gastadora consiga refletir sobre seu sagrado dinheirinho antes de comprar compulsivamente coisas que são supérfluas e que poderiam aumentar sua margem de investimento.

Evite grandes gastos e faça cortes

Um hábito que facilita muito a vida de quem precisa economizar dinheiro é observar em seus gastos aqueles itens que podem ser cortados ou diminuídos. Reduzir o número de vezes que você sai para jantar ou vai para alguma balada pode ser uma boa opção.

Outros cortes que podem ajudar é deixar de ter assinatura de TV a cabo, por exemplo, reduzir o número de viagens, diminuir o plano da internet e também cortar comprar feitas no impulso ou online. Esses hábitos, quando reeducados, fazem com que seu dinheiro renda muito mais, abrindo margem para que seu investimento siga tranquilo nas contas mensais.

Reserve parte do seu rendimento

É muito importante adequar o bolso às parcelas de um apartamento antes mesmo de fechar negócio pois é uma boa para que você já se acostume com mais esse gasto fixo.

Geralmente o comprometimento nos seus rendimentos com um apartamento é de 30%. Por que não adiantar esse valor e já ir separando essa grana para quando este sonho se tornar realidade?

Além disso, o dinheiro que juntar antes de iniciar os pagamentos do seu apê poderá ser usado na entrada, facilitando as condições e reduzindo tempo de gastos para quitar seu imóvel.  Até porque muitas linhas de créditos imobiliários permitem apenas 80% do valor em um financiamento, ou seja, pelo menos 20% do valor do imóvel terá que ser dado como entrada na compra.

Pense nos outros custos além da parcela

Adquirir um imóvel inclui custos que ultrapassam o valor das parcelas, além de taxas que precisam ser pagas no decorrer do financiamento. Seguro residencial, honorários, contrato de financiamento e taxas administrativas são exemplos de encargos que serão cobrados nesse montante.

Lembre-se sempre de considerar esses custos na sua planilha mensal de controle financeiro, pois a inadimplência pode comprometer rapidamente o seu sonho e o bom andamento do negócio.

Defina quanto quer juntar e em quanto tempo

Para o sucesso do planejamento é importante que você saiba aonde quer chegar. Para isso, antes de mais nada, defina quanto quer acumular e em quanto tempo. Depois de definir esse número, veja quanto por mês será necessário economizar para atingir o seu objetivo.

Não se esqueça de traçar uma meta dentro da sua realidade. Se ao verificar suas finanças você percebeu que pode economizar apenas R$500,00 por mês, não adianta fazer um planejamento para poupar R$800,00. Trace planejamentos reais, mesmo que isso signifique demorar um pouco mais para comprar o seu imóvel próprio.

Faça o seu dinheiro render

Comprar um apartamento ou uma casa exige gastos maiores do que apenas o preço do imóvel. Também é preciso se preocupar com documentação, mudança, decoração, possíveis reformas, mobílias, entre outras coisas. Por isso, é preciso ter um dinheiro guardado para arcar com todas as despesas.

Assim, além de buscar maneiras para economizar, pesquise sobre formas de fazer o seu dinheiro render. Se você não entende muito sobre investimentos, procure alguma assessoria a respeito. 

Como você viu, é possível economizar com um bom planejamento financeiro para a compra do tão sonhado apartamento. Claro que, para isso, deve ser levado em consideração seu orçamento, qualidade de vida e disponibilização para economizar uma boa quantia por mês. Tudo deve ser real. Pense também quais são os seus objetivos, qual é o apartamento ideal para você e sua família, um bairro próximo do trabalho ou da escola das crianças. Enfim, tudo deve ser planejado nos detalhes.

Se gostou dessas dicas, continue acompanhando nosso Blog. O Parque do Sol, com localização privilegiada na região central de Araraquara, em São Paulo, possui belos apartamentos modernos e aconchegantes.

Open chat